sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um dia sem computador( interação)

Olá colegas!
Segue um texto de como seria uma dia sem computador, achei na internet e trago para refletir com vocês!!!

O que fazer num dia sem computador? Existe um mundo de coisas contido nesta pergunta. Primeiro, e antes de tudo, se trata de um dia sem cliques. Sem Google, sem Reuters, sem BBC de Londres, sem Wikipédia, sem Gmail, sem Kotscho, sem UOL, sem YouTube, sem Josias, sem Word, sem Photoshop, sem copy e paste, sem zoom, sem abrir nada, sem fechar nada, sem salvar nada. Sem mensagem para Luiz Egypto. Sem digitar nada. Sem pesquisar no Houaiss, no Aurélio. Sem acessar CartaCapital. Sem queimar disco, sem usar este Nero que homenageia aquel´outro que, num dia enfadonho, tocou fogo em Roma. E, no meu caso, sem atualizar o blog Cidadão do Mundo. E sem canibalizar pensamentos completos a fim de contê-los nas cercanias farpadas do Twitter.

E vejo que tantas são as coisas que faço com o computador ligado. E são "coisas" tão rotineiras que, somente ao pensar em um dia sem computador, me dou conta do muito que é minha interação, minuto a minuto, hora a hora, com o computador. Ficar um dia sem computador é como ficar um dia sem enxergar ou sem comer, ou sem ouvir, ou sem pensar? O mundo que vejo é aquele que diz presente mediado por um monitor de 24 polegadas. O que cabe no monitor é do tamanho do mundo, vasto mundo, que vejo. Mas será mesmo este o mundo em que desejo viver?

4 comentários:

  1. Oi, Catiana!
    Este texto propicia muitas reflexões! Eu utilizo a internet para pagamentos, compras, estudos, cursos, pesquisas, leituras, emails, site, blog, converso pelo skype diariamente,interajo com pessoas, tenho amigos virtuais... Enfim, eu acesso todos os dias. Não fico um dia sem! Meus horizontes se abrem, mediados pelo computador.
    Abç,
    Jane

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Retrata perfeitamente bem um dia sem computador.As vezes me pergunto como pode a gente ficar tão "dependente" dessa máquina? Um dia sem computador é um dia "daqueles"...Parece vazio...

    ResponderExcluir
  3. Catiana, quando falavam que o Computador e a Internet viciam achei que fosse bobagem. Hoje não consigo ficar um dia sem dar as minhas "famosas espiadinhas". Quando estamos na frente da telinha o tempo voa.....Abraços. Maria Rosalina

    ResponderExcluir
  4. Olá, Catiana!

    Realmente o computador está tão integrado ao nosso dia a dia que ficar sem poder utilizá-lo é tão difícil quanto ficar sem energia ou água. Penso que um dos fatores que potencializam isto é o tempo, temos inúmeros compromissos a cumprir e a internet facilita a nossa vida, encurta distâncias e nos possibilita fazer coisas que de outra forma precisaríamos de muito mais tempo disponível.

    Abraços!

    ResponderExcluir